Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Tomei posse, e agora?

Conheça os desafios enfrentados por uma Delegada recém empossada.

Publicado por Supremo TV
há 4 anos

Ei, concurseiro (a). Sei bem que você estuda idealizando como será quando já estiver devidamente empossado (a). Comigo também foi assim. E é justamente isso que nos dá aquele gás extra quando estamos desanimados, não é? Bom, idealizar o futuro é inevitável. Por vezes, criamos a ilusão de que será possível controlar todas as adversidades e nos blindar de frustrações, afinal de contas, atingimos um de nossos maiores sonhos: o cargo público.

O que posso adiantar para você é que a vida pós aprovação é muito boa. Há muita comemoração, orgulho, gratidão, alívio e até a autoestima se eleva. Após a euforia, vem a preocupação: e agora, quais serão minhas novas responsabilidades e desafios?

Eu, após meses de Academia de Polícia, fui designada para uma cidadezinha interiorana pequena e pacata no Vale do Jequitinhonha, longe da capital, com uma estrutura sucateada e procedimentos acumulados. De início, um baque. Tive que lidar, simultaneamente, com o choque de realidade e o peso da responsabilidade de gerenciar identificação, trânsito, pessoas e liderar a investigação criminal.

Não serei hipócrita de falar que foi fácil, porque não foi. Contudo, à medida que você encara os desafios com leveza, gratidão e vontade de fazer diferença, você entende que é mais que um cargo, é uma missão. Somos agentes transformadores de realidades.

As surpresas positivas logo foram surgindo. No interior, o delegado de polícia é, de fato, uma autoridade. E ser autoridade vai muito além de ser chamado de “dotôra” pelos munícipes. É ter voz e ação para articular melhorias e atuação em rede. A sua simples presença causa fascínio e respeito. Por isso é tão importante dar o seu melhor e nutrir a consciência de que suas ações reverberam em dimensões exponenciais.

Cargo público exige disponibilidade, responsabilidade e afinco. É preciso gostar do que se faz. Há pobreza, há problemas, há desentendimentos. Há desacerto entre teoria e prática. Há servidores desmotivados. Há conflitos que o direito não será capaz de resolver. Mas também há a satisfação em ajudar um cidadão desamparado. Há a gratidão no olhar da população carente. Há o orgulho em ver que os inquéritos pouco a pouco estão diminuindo na raça. Há a sensação inexplicável de concluir uma investigação com louvor.

Portanto, digo: o cenário pós aprovação pode ser bem diferente do que imagina. Contudo, afirmo: valerá a pena se estiver disposto a servir ao público. Apegue-se à sua essência, confie em seus propósitos e deposite muita força de vontade em seu trabalho. O futuro tem planos maravilhosos para você. Acredite!

Carolina Máximo Alves

Delegada de Polícia Civilde Minas Gerais

  • Sobre o autorDe mãos dadas até a aprovação
  • Publicações34
  • Seguidores40
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações91
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tomei-posse-e-agora/787849672

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)